Canela: Propriedades, benefícios e como consumir!

A canela é um tempero aromático que vem da casca de uma árvore chamada canela. Esta especiaria é utilizada em pó ou em palito no preparo de diversos pratos culinários, pois confere um toque adocicado às refeições, podendo também ser preparada em forma de chá ou utilizada como tintura.

O consumo regular de canela junto com uma dieta saudável e balanceada pode fornecer vários benefícios à saúde, tais como:

Benefícios da Canela:



  • Ajuda a controlar o diabetes;
  • Trata os distúrbios digestivos como gases, problemas espasmódicos e no tratamento da diarreia, devido ao seu efeito antibacteriano, antiespasmódico e anti-inflamatório;
  • Reduz a fadiga e melhora o humor;
  • Ajuda a combater o colesterol e triglicérides  devido à presença de antioxidantes;
  • Ajuda na digestão, principalmente quando misturado ao mel, pois o mel possui enzimas que facilitam a digestão e a canela tem efeito antibacteriano, antiespasmódico e anti-inflamatório;
  • Combate as infecções do trato respiratório, pois tem efeito secante nas mucosas e é um expectorante natural;
  • Diminui o apetite, pois é rico em fibras que aumentam a sensação de saciedade. 
  • Baixa a pressão arterial , devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam a relaxar os vasos sanguíneos.
Além disso, a canela pode ser usada para emagrecer porque melhora a eficácia da insulina no organismo, sendo útil para controlar os níveis de açúcar no sangue. Também inibe algumas enzimas pancreáticas, permitindo diminuir o fluxo de glicose para a corrente sanguínea, evitando picos de insulina após as refeições. 

Tudo isso permite manter constantes os níveis de glicose no sangue, ajudando no controle da fome. Da mesma forma, é rico em mucilagem e gengivas que ajudam a aumentar a sensação de saciedade e reduzem a ansiedade para comer doces, facilitando também a digestão e ajudando a eliminar os gases acumulados. 

Devido ao seu sabor levemente adocicado, a canela também ajuda a reduzir as calorias ingeridas, pois pode ser utilizada em substituição ao açúcar de determinados alimentos.

Também é possível que a canela induza o processo de termogênese e aumente o metabolismo, fazendo com que o corpo queime mais calorias com a gordura acumulada no abdômen, promovendo a perda de peso. No entanto, mais estudos são necessários para comprovar isso. 

Todos esses benefícios se devem ao fato de a canela ser rica em mucilagem, gomas, resinas, cumarinas e taninos que lhe conferem propriedades antioxidantes, antiinflamatórias, antibacterianas, antivirais, antifúngicas, antiespasmódicas, anestésicas e probióticas. Para obter todos esses benefícios da canela, basta consumir 1 colher de sopa de canela em pó por dia.

Como usar a canela:

As partes usadas da canela são a casca, encontrada nos supermercados na forma de um pau de canela, e no óleo essencial que pode ser comprado em lojas de produtos naturais.

Polvilhar 1 colher de sopa de canela em pó em salada de frutas ou cereais de aveia são estratégias ideais para reduzir naturalmente a glicose no sangue, sendo úteis para controlar o diabetes e perder peso.

Uma maneira popular de colher os benefícios da canela é usá-la como tempero para carnes, peixes, frango e até tofu. Para isso, basta moer 2 unidades de anis estrelado, 1 colher de chá de pimenta, 1 colher de chá de sal grosso e 2 colheres de chá de canela. Guarde o tempero na geladeira e esteja pronto para qualquer ocasião.

Contraindicações da canela:

A canela não deve ser consumida durante a gravidez, por pessoas com úlceras gástricas ou intestinais ou que tenham doenças hepáticas graves.

No caso de bebês e crianças, deve-se ter cautela, especialmente quando eles têm histórico familiar de alergias, são asmáticos ou sofrem de eczema.

Postar um comentário

0 Comentários