Magnésio - para que serve e como deve ser tomado

O magnésio é um mineral encontrado em vários alimentos, como sementes, amendoins e leite, desempenhando várias funções no corpo, como regular o funcionamento dos nervos e dores musculares, além de ajudar a controlar o açúcar no sangue.

A recomendação diária para ingestão de magnésio é geralmente alcançada facilmente quando você tem uma dieta equilibrada e variada, mas em alguns casos a suplementação pode ser necessária e deve ser prescrita pelo médico ou pelo nutricionista.



Para que serve o magnésio

Magnésio desempenha funções no corpo, tais como:

-Melhore o desempenho físico porque é importante para a contração muscular;
-Previna a osteoporose porque ajuda a produzir hormônios que aumentam a formação óssea;
-Ajuda a controlar o diabetes porque regula o transporte de açúcar;
-Diminuir o risco de doença cardíaca, pois diminui o acúmulo de placas de gordura nos vasos sanguíneos;
-Alivia a acidez e má digestão, especialmente quando usado na forma de hidróxido de magnésio;
-Controla a pressão arterial, especialmente em mulheres grávidas com risco de eclâmpsia.

Além disso, o magnésio também é usado em medicamentos laxantes para combater a constipação e em medicamentos antiácidos para o estômago.

Alimentos com magnésio

Os alimentos ricos em magnésio também costumam ser ricos em fibras, sendo os principais grãos e vegetais integrais. Veja a lista completa abaixo:

-Leguminosas como feijão e lentilha;
-Grãos integrais, como aveia, gérmen de trigo, trigo integral e arroz integral;
-Frutas como abacate, banana, kiwi;
-Legumes, especialmente brócolis, ervilha, abóbora, beterraba, alcachofra e folhas verdes, como repolho, espinafre e acelga;
-Sementes como abóbora, gergelim e sementes de girassol;
-Sementes oleaginosas  como amêndoas, avelãs, castanha do Brasil, castanhas, pistache, castanha de caju ou merey, amendoim ou amendoim;
-Leite, iogurte e outros derivados;
-Outros: café, carne e chocolate.

Além desses alimentos, alguns produtos industrializados também são enriquecidos com magnésio, como cereais e chocolate, e, embora não sejam a melhor opção, também podem ser preferidos em algumas situações.

Suplementos de magnésio:

Os suplementos de magnésio são geralmente recomendados em caso de deficiência desse mineral, um suplemento multivitamínico em geral contendo magnésio ou como um único suplemento de magnésio, que geralmente é usado na forma de quelato de magnésio, pode ser indicado o aspartato de magnésio citrato de magnésio, cloreto de magnésio ou lactato de magnésio.

A suplementação deve ser indicada pelo médico ou nutricionista, uma vez que a dose dependerá da causa que está causando sua deficiência, além disso, o excesso pode causar náusea, vômito, hipotensão, sonolência, visão dupla e fraqueza.

Postar um comentário

0 Comentários