Que frutas um diabético pode comer!

Existem frutas que contêm mais açúcar, como uvas, melancia, figo e mamão, por isso não são recomendadas para quem tem pré-diabetes ou diabetes, porque aumentam as chances de gerar altos picos de açúcar no sangue.

A melhor opção é consumir frutas frescas, principalmente as ricas em fibras ou que podem ser consumidas com casca, como maçã, pera, tangerina e laranja com bagaço, pois a fibra ajuda a diminuir a velocidade com que O açúcar é absorvido no intestino, mantendo a glicose no sangue controlada.

Frutas que um diabético pode comer



Todas as frutas podem ser consumidas por diabéticos, desde que sejam consumidas em pequenas quantidades, para não estimular o aumento de açúcar no sangue. Os mais indicados são aqueles com bagaço ou casca.

Em geral, é recomendável consumir 2 a 4 unidades por dia, lembrando que 1 fruta fresca média contém cerca de 15 a 20 g de carboidratos, que também é encontrada em 1/2 copo de suco ou em 2 colheres de sopa de frutas secas .

A tabela abaixo mostra a quantidade de carboidratos presentes nas frutas indicadas para diabéticos:

FrutaQuantidade de carboidratos (100g)Parte recomendada
Morangos6,8 g1 1/4 xícara de bagas inteiras
Amoras-pretas12,3 g3/4 xícaras
Tangerina 9,6 g2 unidades pequenas
Pêssego9,3 g1 unidade média
Pêra17,6 g1/2 unidade grande ou 1 unidade pequena
Laranja20,7 g1 unidade pequena
Maçã11,5 g1 unidade média 
Goiaba Vermelha22 g1 unidade média
Ameixa12,4 g1 unidade média
Abacate4,8 g2 fatias
Kiwi13,8 g2 unidades médias
Melão7,5 g1 xícara em cubos

Também é importante lembrar que o suco contém mais açúcar do que frutas frescas e menos fibras, o que faz com que o açúcar no sangue aumente mais rapidamente após a ingestão e não produz a mesma sensação de saciedade que a fruta inteira.

Além disso, antes de se exercitar, também é importante fazer uma refeição adequada para evitar que os níveis de açúcar sejam muito baixos.

Qual é a melhor hora para comer frutas

O diabético deve preferir comer frutas imediatamente após as refeições principais (almoço e jantar) como sobremesa. Mas também é possível comer uma fruta rica em fibras, como kiwi ou laranja com bagaço no café da manhã ou lanches. Goiaba e abacate são outras frutas com alto teor de fibras que o diabético pode comer.

Frutas a evitar

Algumas frutas devem ser consumidas com moderação pelos diabéticos, pois contêm mais carboidratos ou menos fibras, o que facilita a absorção de açúcar no intestino. Os principais exemplos são frutas em calda (enlatadas), melancia, figo e tamarindo. Também é importante levar em consideração o índice glicêmico das frutas, pois quanto mais alto o açúcar no sangue subir, para ver o índice glicêmico dos alimentos, clique  aqui .

A tabela abaixo indica a quantidade de carboidratos presentes nas frutas que devem ser consumidas com moderação:
FrutaQuantidade de carboidratos (100g)Porção recomendada (se ingerida)
Uva13,6 g17 pequenas unidades
Fig10,2 g2 unidades médias
Mamão10,4 g1 xícara em cubos
Banana22,3 g1/2 unidade grande ou 1 unidade pequena
Melancia8,1 g1 1/2 xícara em cubos
Tamarindo
72,5 g
1/2 xícara
Manga19,4 g1/2 xícara ou 1/2 unidade pequena
Passas79 g2 colheres de sopa

Uma boa maneira de evitar o rápido aumento do açúcar no sangue é consumir as frutas junto com alimentos ricos em fibras, como aveia em flocos, linhaça, biscoito de grãos integrais ou como sobremesa nas refeições que contêm salada no almoço e no jantar, incluindo Eles podem adicionar a saladas.

Posso comer frutas e nozes desidratadas?

Frutas secas como passas, damasco e ameixa seca devem ser consumidas em pequenas quantidades, pois, apesar de serem menores, apresentam a mesma quantidade de açúcar que as frutas frescas. Além disso, deve ser observada a rotulagem nutricional dos alimentos, se o caldo da fruta enlatada tiver açúcar ou se o açúcar for adicionado durante o processo de desidratação da fruta.

Sementes oleaginosas ou nozes, como avelãs, castanha de caju, amêndoas e nozes, contêm menos carboidratos do que outras frutas e são fontes de gorduras boas que melhoram o colesterol e previnem doenças. No entanto, eles também devem ser consumidos em pequenas quantidades, pois são bastante calóricos.

Postar um comentário

0 Comentários