A moringa, também chamada de árvore da vida, é uma planta medicinal que possui alto teor de vitaminas e minerais como ferro, carotenóides, quercetina, vitamina C, polifenóis, ácido clorogênico, entre outros, que lhe fornecem um poderoso antioxidante e anti-efeito inflamatório.
É usado para tratar algumas doenças respiratórias, reduzir a ansiedade, emagrecer e até controlar a glicemia em diabéticos. No entanto, ainda são poucos os estudos em humanos que comprovam todos os seus benefícios e descrevem as doses em que deve ser ingerido.
Seu nome científico é Moringa oleifera, e sua parte utilizada é a folha, que é onde se encontra a maior concentração de antioxidantes, que podem ser consumidos na forma de chá, cápsula ou pó, podem ser adquiridos em lojas de produtos naturais, fitoterapeutas, lojas na internet e manipulação de farmácias.
Para que serve e benefícios:
Moringa tem uma série de propriedades que podem fornecer vários benefícios à saúde, incluindo:
1. Pode aumentar a capacidade respiratória
De acordo com um estudo científico, tomar moringa pode ajudar a aliviar os sintomas e a gravidade dos ataques de asma. Isso se deve ao fato de que houve aumento da hemoglobina e os indivíduos apresentaram melhora da capacidade respiratória.
2. Pode prevenir diabetes
A Moringa possui propriedades que auxiliam na regulação do estresse oxidativo devido à sua propriedade antioxidante, que previne os danos causados pelos radicais livres às células e por sua vez favorece a diminuição dos níveis de açúcar no sangue.
3. Pode proteger o coração
Por ser rico em fibras, o consumo da moringa poderia impedir a absorção do colesterol no intestino. Além disso, essa planta possui diversos compostos bioativos como a quercetina e os polifenóis que atuam como antioxidantes e reduzem a inflamação crônica, reduzindo assim o risco de doenças cardiovasculares.
4. Pode regular a pressão arterial
Devido à presença de tocoferóis, polifenóis e flavonóides, a moringa pode regular a pressão arterial devido às suas propriedades vasodilatadoras, que ajudam a relaxar os vasos sanguíneos e melhorar a circulação sanguínea.
5. Pode promover a perda de peso
A Moringa é uma planta rica em fibras e proteínas que ajudam a aumentar a sensação de saciedade, reduzindo a quantidade de comida ingerida e promovendo a perda de peso. Além disso, alguns estudos em animais indicam que ele poderia reduzir a quantidade de gordura acumulada no corpo, ainda não está muito claro qual é o mecanismo, então mais estudos são necessários a esse respeito.
6. Prevenir e combater a anemia
As folhas da Moringa possuem alto teor de ferro, portanto seu consumo regular pode favorecer o aumento dos glóbulos vermelhos, hemoglobina, hematócrito e ferro total no sangue, prevenindo e combatendo a anemia.
7. Pode aumentar as defesas do corpo
A Moringa possui substâncias antioxidantes como polifenóis, vitamina C e beta-carotenos, substâncias que estimulam o sistema imunológico e ajudam no combate a infecções e microorganismos.
8. Tem efeito antiinflamatório e analgésico
Graças aos seus compostos bioativos como isotiocianatos, quercetina, polifenóis, ácido clorogênico, vitaminas C e A, a moringa poderia ajudar a reduzir a inflamação no corpo, aliviando os sintomas de doenças como reumatismo, osteoartrite ou inflamação da próstata, por exemplo.
9. Proteja e hidrate a pele
A Moringa é uma planta muito nutritiva, pois fornece as vitaminas C, A e o complexo B, que promovem a produção de colágeno, a cicatrização e a hidratação da pele, protegendo-a dos danos causados pelos raios ultravioleta.
10. Pode melhorar a saúde do sistema digestivo
O consumo de moringa pode prevenir e tratar a formação de úlceras estomacais, também pode ajudar a combater a constipação e as hemorróidas, não só pelo seu alto teor de fibras, mas também pelo seu efeito vasodilatador, que melhora a circulação sanguínea e alivia o desconforto causado pela hemorróidas.
0 Comentários