A romã é uma fruta, também conhecida como romã ou romã, que possui várias propriedades medicinais, pois contém polifenóis como o ácido elágico, que atua como poderoso antioxidante, e taninos que ajudam a prevenir doenças como o Alzheimer, por exemplo.
O nome científico da romã é Punica granatum e pode ser consumida de diversas formas, in natura, em sucos, saladas, chás e iogurtes, pois tem sabor médio ácido e doce. Os principais benefícios de seu consumo são:
1. Previne o câncer
O consumo de suco de romã ajuda a prevenir o câncer, principalmente de próstata e de mama, porque contém ácido elágico, substância que impede a proliferação descontrolada de células tumorais e induz a morte de células cancerosas.
2. Previne a doença de Alzheimer
O consumo de extrato de casca de romã fornece uma grande quantidade de antioxidantes que ajudam a melhorar e proteger a memória. Além disso, alguns estudos indicam que possivelmente também ajuda a proteger o indivíduo de sofrer de Alzheimer.
3. Trata a artrite
Alguns estudos sugerem que a ingestão de romã pode ajudar a bloquear algumas substâncias que geram danos ao nível das articulações em pessoas com osteoartrite, devido aos seus efeitos anti-inflamatórios.
4. Melhora os distúrbios gastrointestinais
Consumir romã ajuda a aliviar vários distúrbios gastrointestinais, como inflamação, dor de estômago, cólicas, parasitas intestinais e dispepsia. Além disso, por ser rico em taninos, compostos que aumentam a absorção de água no intestino, ajuda a combater a diarreia e a disenteria infantil.
5. Melhora a saúde da pele
Graças ao seu alto teor de vitaminas e antioxidantes como as vitaminas C e A, vitaminas do complexo B e ácido elágico, a romã favorece o crescimento das unhas e dos cabelos e confere um aspecto mais liso à pele.
6. Melhora a circulação sanguínea
Graças à sua ação antiinflamatória, seu conteúdo de fibra e conteúdo de ácido purínico, consumir romã ajuda a proteger o coração contra o aparecimento de doenças cardíacas e reduz o colesterol e triglicérides no sangue.
Além disso, exerce ação vasodilatadora ao nível da circulação, permitindo o relaxamento dos vasos sanguíneos, melhorando problemas como as hemorróidas e a disfunção erétil e diminuindo a pressão arterial.
7. Evita problemas na boca, dentes e garganta
A romã exerce ação antibacteriana na boca, evitando o aparecimento de cáries, aftas, estomatite, gengivite e periodontite. Da mesma forma, graças ao seu efeito antiinflamatório, também ajuda a aliviar a dor e prevenir infecções de garganta.
8. Fortalece o sistema imunológico
Rica em nutrientes como zinco, magnésio, vitamina C e antioxidantes, a romã ajuda a prevenir e combater doenças e infecções, graças às suas propriedades antibacterianas e antivirais. Uma das condições que ajuda a prevenir e tratar a romã são as infecções do trato urinário.
9. Cuida da saúde óssea
Devido à sua elevada quantidade de cálcio e fósforo, a ingestão da romã auxilia no desenvolvimento ósseo de crianças e adolescentes, assim como o manganês, que é um mineral de grande importância para o crescimento infantil. No caso dos idosos, ajuda a prevenir o aparecimento de osteoporose.
0 Comentários