9 Benefícios da maçã para a saúde (e como consumi-la)

A maçã é uma fruta de origem asiática cujo consumo pode ajudar no controle de algumas doenças como diabetes, reduzir o colesterol e melhorar a digestão, contribuindo para um melhor aproveitamento dos nutrientes.

A maçã também é indicada para quem quer emagrecer, pois é rica em pectina, um tipo de fibra, e fornece poucas calorias. Além disso, é uma fruta rica em vitaminas, minerais e antioxidantes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e proporcionam outros benefícios à saúde. Os principais benefícios para a saúde de consumir maçã podem ser: 


1. Proteger contra doenças cardiovasculares

A maçã é rica em pectina, um tipo de fibra solúvel, que atua aumentando a digestão e diminuindo a absorção das gorduras dos alimentos. Dessa forma, ajuda a reduzir o colesterol e os triglicerídeos, responsáveis ​​pelo desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio ou aterosclerose. 

Além disso, a maçã possui polifenóis com efeitos antioxidantes que auxiliam no controle da pressão arterial e reduzem o risco de acidente vascular cerebral.

2. Controle o diabetes

Os polifenóis presentes na maçã evitam danos às células beta do pâncreas, responsáveis ​​pela produção de insulina. Alguns estudos indicam que comer uma maçã por dia pode reduzir os danos nessas células, diminuindo o risco de desenvolver diabetes. 

Além disso, seu teor de fibras ajuda a reduzir a absorção de açúcar, contribuindo para a diminuição da glicemia.

3. Promova a perda de peso

As maçãs são ricas em fibras e água que ajudam a aumentar a sensação de saciedade por mais tempo, reduzindo o apetite, o que é um benefício para quem precisa emagrecer.

Além disso, a pectina presente na maçã também ajuda a diminuir a absorção de gorduras pelo intestino, diminuindo a quantidade de calorias que são ingeridas nas refeições.

4. Melhore a função intestinal

A pectina é o principal tipo de fibra da maçã, ela absorve água do trato digestivo, formando um gel que auxilia na digestão e ajuda o intestino a funcionar melhor. O ideal é consumir a maçã com a casca porque é onde se encontra a maior quantidade de pectina.

A maçã também pode ser usada em casos de diarreia para regular o intestino, mas deve ser consumida sem a pele. 

5. Alivie a dor de estômago

As fibras da maçã, principalmente a pectina, aliviam a dor de estômago e a gastrite e ajudam a curar úlceras gástricas, formando um gel que protege o revestimento do estômago. Além disso, a maçã ajuda a neutralizar o ácido estomacal.

O ideal é consumir duas maçãs por dia, uma pela manhã e outra à noite para aliviar as dores de estômago.

6. Pode prevenir alguns tipos de câncer

Os polifenóis presentes nas maçãs têm ação antioxidante e antiinflamatória que reduzem os danos às células e, assim, ajudam a prevenir o câncer. Estudos mostram que consumir uma maçã por dia pode reduzir o risco de câncer colorretal, de mama e digestivo.

7. Previna cáries

A maçã contém ácido málico que aumenta a produção de saliva, reduzindo a proliferação de bactérias responsáveis ​​pela formação da placa bacteriana que causa a cárie dentária. Além disso, as fibras presentes na maçã também ajudam a limpar os dentes.

8. Melhore a função cerebral

A maçã aumenta a produção de acetilcolina, substância responsável pela comunicação entre os neurônios, e assim melhora a memória e reduz o risco de desenvolver Alzheimer. Além disso, as vitaminas do complexo B e C presentes na maçã ajudam a proteger o sistema nervoso.

9. Retardar o envelhecimento

A maçã fornece vitaminas A, E e C, que atuam como poderosos antioxidantes que ajudam a combater o estresse oxidativo e os danos causados ​​pelos radicais livres às células, que são formados pelo envelhecimento, pela poluição e pela má alimentação.

Isso evita a flacidez da pele, a formação de rugas e linhas de expressão, também endurece as unhas e permite que o cabelo cresça de forma saudável. 

Postar um comentário

0 Comentários