O gengibre tem várias propriedades, como auxiliar na perda de peso, tratar amigdalite, rouquidão, colesterol alto, pressão alta, dor de garganta, tosse, resfriado, dores musculares, problemas de circulação sanguínea, enxaqueca e artrite. Também auxilia no tratamento de problemas intestinais como indigestão, cólicas, gases, azia, perda de apetite, tonturas e náuseas.
O gengibre é uma planta cujo caule possui um aroma muito particular e um sabor picante, podendo ser utilizada para dar sabor a alimentos. Devido ao seu sabor intenso, pode ser utilizado como substituto do sal para temperar os alimentos.
Seu nome científico é Zingiber officinale e pode ser adquirido em lojas de produtos naturais e supermercados na forma natural ou em pó, ou em algumas farmácias na forma de cápsulas.
Propriedades do gengibre
As propriedades do Gengibre devem-se à sua ação anticoagulante, vasodilatadora, expectorante, analgésica, digestiva, antiinflamatória, antiemética, analgésica, antitússica, adstringente, carminativa, antipirética e antiespasmódica. Saiba mais sobre todos os benefícios do gengibre para a saúde .
Como usar gengibre
A parte mais utilizada do gengibre são as raízes, que podem ser picadas em pequenos cubos ou raladas para dar sabor aos alimentos. Além disso, também pode ser consumido na forma de chá, cápsulas ou na preparação de cataplasma.
Chá de gengibre: coloque 2 cm da raiz de gengibre em uma panela com 200 mL de água e ferva por 5 minutos. Coe, deixe esfriar e beba até 3 vezes ao dia;
Poultice: rale o gengibre e aplique na região dolorida, cubra com gaze e deixe por 20 minutos. Essas compressas podem ser usadas para colocar em casos de reumatismo ou em uma região inflamada como a barriga ao menstruar, na testa para dores de cabeça ou em um dente para aliviar dores de dente, isso porque tem ação Estimulante que faz com que os capilares sanguíneos dilatem, assim aliviar a dor.
Cápsulas: devem ser consumidas preferencialmente sob indicação de especialista ou conforme indicação do rótulo do fabricante, geralmente deve-se tomar 1 cápsula por dia.
Dúvidas comuns sobre gengibre
1. Comer gengibre faz mal?
Quando consumido em excesso, o gengibre pode causar dores de barriga, especialmente em pessoas com estômagos e crianças sensíveis, e também pode causar sonolência. Além disso, não deve ser consumido por pessoas que tomam medicamentos anticoagulantes.
2. O gengibre torna o sangue mais fino?
Sim, comer gengibre regularmente ajuda a deixar o sangue mais "líquido", sendo útil em casos de hipertensão, por exemplo, mas deve ser evitado por pessoas que tomam medicamentos como a varfarina, pois aumenta o risco de sangramento.
3. O gengibre aumenta a pressão?
Pessoas com hipertensão e que usam medicamentos para controle só devem consumir gengibre sob orientação médica, pois pode interferir no efeito da medicação, fazendo com que a pressão arterial fique descontrolada.
4. O gengibre aumenta a imunidade?
Sim, o consumo de gengibre em pó cristalizado e chá de gengibre melhora a resposta do organismo às infecções, sendo um bom aliado contra resfriados e gripes, por exemplo.
5. O gengibre ajuda a perder peso?
A raiz de gengibre tem ação estimulante e por isso pode ajudar a aumentar o metabolismo e consequentemente o gasto energético do organismo, mas só terá utilidade para emagrecer se a pessoa estiver fazendo dieta e fazendo atividade física.
6. O gengibre ajuda a tratar a enxaqueca?
Sim, alguns estudos mostraram que o gengibre em cápsulas e gel, graças às suas propriedades antiinflamatórias e analgésicas, ajuda a combater as enxaquecas. Normalmente, recomenda-se 1 ou 2 cápsulas de 550 mg por dia.
0 Comentários