Anis: Para que serve, como consumir e contraindicação

O anis, também chamado de anis verde, é uma planta medicinal amplamente utilizada no combate à azia, indigestão, gases e dores de estômago, por ter propriedades carmitativas e antiespasmódicas. 

O nome científico do anis é  Pimpinella anisum  e é uma planta com aproximadamente 50 cm de altura, é composta por folhas lobadas, flores brancas e nozes que contêm uma única semente de sabor adocicado e aroma intenso.

O anis também é utilizado em produtos cosméticos e de perfumaria, podendo ser obtido como extrato seco e óleo essencial em supermercados, lojas de produtos naturais e lojas online. Em geral, o anis verde é confundido com o anis estrelado, porém, são plantas com propriedades diferentes.

Para que serve Anis:



O anis verde é amplamente utilizado para tratar várias doenças, tais como:

  • Dor de barriga;
  • Dor de cabeça;
  • Má digestão;
  • Edema abdominal;
  • Espasmos musculares;
  • Cólicas menstruais;
  • Inchaço na boca e garganta;
  • Tosse, gripe, resfriado, catarro e coriza.

Além disso, essa planta tem a capacidade de reduzir os efeitos da fermentação dos alimentos no intestino, diminuindo a produção de gases. Por esse motivo, pode ser usado para aliviar o desconforto causado pelo aumento dos gases intestinais.

O anis também pode ser indicado para reduzir o açúcar no sangue e reduzir as calorias durante a menopausa.

Como consumir:

A parte mais utilizada do anis é principalmente a sua semente, sendo possível consumi-la na forma de chá, acrescentando-a às refeições, em pó, ou mesmo em cápsulas, sempre sob orientação do médico ou fitoterapeuta. Da mesma forma, também pode ser obtido e utilizado na forma de óleo essencial. 

1. Chá de erva-doce:

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de erva-doce;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparação:

Para preparar este chá, deve-se ferver a água e adicionar as sementes de anis. Cubra e deixe em infusão por 3 a 5 minutos. Coe e beba antes ou depois das refeições.

2. Para as refeições:

O anis também pode ser usado em receitas de doces, como bolos e biscoitos. Além disso, também pode ser utilizado no preparo de pães, na confecção de arepas e até em pratos de frutos do mar. 

3. Óleo essencial:

O óleo essencial de anis verde é amplamente utilizado na aromaterapia para regular os hormônios femininos e reduzir as cólicas menstruais, aliviando também os sintomas da menopausa. Você também pode adicionar 3 gotas do óleo a um difusor de perfume ou balde de água fervente para melhorar a tosse e a coriza. 

O anis também pode ser usado como relaxante muscular e calmante, para isso deve-se misturar 2 gotas de óleo essencial de anis com um pouco de óleo de amêndoa e massagear a região afetada. 

De acordo com alguns estudos, o óleo essencial de erva-doce pode estimular o aparecimento de ataques epilépticos em pessoas que sofrem de epilepsia. Por esse motivo, deve ser usado com cautela e sob a orientação de um médico ou fitoterapeuta.

Possíveis efeitos colaterais

Em geral, o anis não costuma causar efeitos colaterais, principalmente quando usado em quantidades adequadas, no entanto, em alguns casos raros, sintomas como náuseas, vômitos e reações alérgicas podem surgir quando consumidos em excesso. 

Contraindicação

O anis é contraindicado em mulheres grávidas e lactantes e em crianças menores de 12 anos. Da mesma forma, seu uso deve ser evitado por mulheres com câncer de mama, endométrio e ovário, pois altera a produção de hormônios femininos, como o estrogênio, e pode influenciar no tratamento do câncer.

Esta planta também deve ser evitada por pessoas que suplementam com ferro, pois pode afetar a absorção desse nutriente.

Postar um comentário

0 Comentários