ESPINAFRE: PROPRIEDADES, CARACTERÍSTICAS E COMO COZINHAR ESTE VEGETAL

espinafre boa forma
 Propriedades e benefícios

Por ser uma folha verde, a maior parte do espinafre é composta por água , tendo apenas 23 calorias por 100g do produto e sendo pobre em proteínas, gorduras ou carboidratos.

Onde realmente está sua importância nutricional nas contribuições de vitaminas e minerais. Por exemplo, é rico em vitamina A (100g de espinafre cru fornece 59% da dose diária), que é necessária para manter uma boa saúde ocular e fortalecer o sistema imunológico. Também é muito rico em vitamina C (não só os citrinos se podem orgulhar) e é que 100g de espinafre contém 28mg desta vitamina (34% da dose diária recomendada), necessária para reduzir a hipertensão ou para melhorar a nossa pele, em além de ter virtudes desestressantes .

Ao mesmo tempo, é rico em certos minerais como o magnésio (100g de espinafre fornecem 22% do magnésio diário), que serão úteis para manter os músculos e reduzir o cansaço e a fadiga. Também é rico em manganês (43% da dose diária recomendada em 100g de espinafre cru), de que precisamos para promover a produção de tecidos cartilaginosos ou para assimilar a vitamina E.

Porém, como abrimos o tópico, a contribuição de ferro ou cálcio do espinafre não é particularmente útil, devido à presença de ácido oxálico (os chamados oxalatos) que impedem uma boa assimilação dos minerais. Razão pela qual é conveniente consumir espinafre cozido , mesmo que levemente, e assim não interferir na absorção de outros minerais.

Como preparar e cozinhar este vegetal

Podemos encontrar espinafre cru em nossos mercados ao longo do ano, embora os da primavera sejam os mais tenros . Além disso, também podemos encontrá-lo congelado ou em potes de conserva, o que é uma boa opção, mas hoje vamos aproveitar o espinafre da estação.

Para decidir qual comprar, devemos sempre nos certificar de que as folhas não estão machucadas, enrugadas ou batidas . Devem ser suaves ao toque, oferecendo uma leve resistência e nunca dando uma sensação de amassado ou líquido. Devemos também olhar para a intensidade da folha, sendo um bom indicador de frescura por mais verdes que sejam. Se amarelarem, é melhor apostar em outro produto.

Devido ao seu frescor, o espinafre é um vegetal muito perecível , que deve ser consumido o mais rápido possível e sempre mantido resfriado, caso não seja consumido imediatamente. Caso contrário, deve ser armazenado na geladeira embrulhado em um filme plástico levemente perfurado. Em boas condições, podem durar até algumas semanas, se os mantivermos bem.

Outra opção é empilhá-los em um recipiente, alternando uma camada de papel absorvente entre cada camada de folha de espinafre . Assim, o papel absorverá a água liberada pelo espinafre e não murchará nem amolecerá. A outra opção, como dissemos há algumas semanas, é recorrer ao congelamento, mas neste caso perderemos suas propriedades sazonais.

Assim que tivermos a certeza de como cuidar deles, é hora de tirar a festa gastronômica disso. Podemos levá-los crus na salada ou como guarnição mas o mais comum é consumi-los cozidos , sejam salteados na wok, cozidos, cozidos, fritos ou, porque não, a acompanhar massa, arroz ou como recheio nossas massas favoritas .

Nesse caso, dependerá da receita que tivermos em mente, mas ensopados, cozidos ou escaldados são as melhores receitas para o espinafre e onde evitaremos ao máximo a presença de oxalatos. Porém, se queremos manter sua maciez e crocância natural, mesmo em saladas, a opção de escaldar é a mais indicada.

Frequente nos nossos cremes, tanto vegetais como com natas ou bechamel ; nos nossos pratos , como ao acordar , ou a acompanhar carnes e peixes, o espinafre é uma opção de alimentação verde muito saudável e simples de que não se arrependerá.

Postar um comentário

0 Comentários